DIMENSÕES
PEDAGÓGICA
Definir educações ativas da escola, visando a efetivação de seus propósitos e sua intencionalidade;
Gestão do currículo;
Tempo pedagógico;
Equipes docentes;
Formação continuada;
Recursos didáticos;
Desenvolvimento de projetos educativos.
POLÍTICA
Compromisso com a formação do cidadão para um tipo de sociedade;
Formulação de mecanismos de participação da comunidade local e escolar na construção consolidação de um projeto político pedagógico;
Implementação das relações da escola com o sistema de ensino e com a sociedade;
ADMINISTRATIVO-FINANCEIRO
Desenvolvimento das condições para a concretização da proposta educativa da escola;
Gestão financeira e do patrimônio da escola;
Manutenção e conservação do espaço físico;
Administração de pessoal (docentes e funcionários) da escola.
JURÍDICA
Relação da escola com outras instâncias do sistema de ensino;
Municipal;
Estadual;
Federal;
Com outras instituições.
Por se tratar se um projeto, o
PPP tem um prazo definido
(normalmente 3 a 5 anos), mas
que
deve ser revisto
anualmente, podendo ser
revisto no decorrer do ano
letivo, caso ocorra alguma
mudança significativa no
contexto escolar ou, se por
algum outro motivo houver
necessidade.
PPP segundo Ilma Passos A. Veiga
O PPP é:
- Uma forma de organização do trabalho pedagógico para facilitar a busca de melhoria de qualidade de ensino;
- Ocorre em dois níveis: a escola como um todo e na sala de aula.
A IMPLANTAÇÃO DO PPP DEVE CONSIDERAR OS SEGUINTES ASPECTOS:
ANÁLISE DE CONFLITOS;
ROMPIMENTO COM A BUROCRACIA;
NEUTRALIZAÇÃO DE AÇÕES CORPORATIVAS E AUTORITÁRIAS;
REFORMULAÇÃO DA DIVISÃO DO TRABALHO;
RESPONSABILIDADES COMPARTILHADAS;
AUTONOMIA E IDENTIDADE.
PRINCÍPIOS NORTEADORES DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO
a) Igualdade de condições para acesso e permanência na escola : Há uma desigualdade no ponto de partida, mas a igualdade no ponto de chegada deve ser garantida pela mediação da escola.
b) Qualidade que não pode ser privilégio de minorias econômicas e sociais. O desafio que se coloca ao projeto político pedagógico da escola é o de propiciar uma qualidade para todos. A qualidade que se busca implica duas dimensões indissociáveis: a formal ou técnica e a política.
c) Gestão democrática é um princípio consagrado pela Constituição vigente e abrange as dimensões pedagógica, administrativa e financeira. Exige uma ruptura histórica na prática administrativa da escola (...)
d) Liberdade é outro princípio constitucional. O princípio da liberdade está sempre associado à ideia de autonomia. (...) que fazem parte da própria natureza do ato pedagógico.
e) Valorização do magistério é um princípio central na discussão do projeto político-pedagógico. A qualidade do ensino ministrado na escola e seu sucesso na tarefa de formar cidadãos capazes de participar da vida socioeconômica, política e cultural (...)
CARACTERÍSTICAS QUANTO À EXECUÇÃO
NASCE DA PRÓPRIA REALIDADE;
É EXEQUÍVEL,
PREVÊ CONDIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO;
IMPLICA AÇÃO COLETIVA ARTICULADA;
É CONSTRUÇÃO PAULATINA: PROCESSO E PRODUTO.
O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO
- É DINÂMICO;
- EXIGE ESFORÇO COLETIVO E COMPROMETIMENTO;
- NÃO É APENAS A ELABORAÇÃO DE UM DOCUMENTO ESCRITO;
- DEVE SER LEGITIMADO NA AÇÃO;
- DESAFIO DA MUDANÇA E DA TRANSFORMAÇÃO;
- MUDANÇA NA FORMA DE ORGANIZAÇÃO;
- MUDANÇA NA FORMA DE GESTÃO.
MARCO (ATO) SITUACIONAL
Identifica, explicita e analisa os problemas, necessidades e avanços presentes na realidade social, política, econômica, cultural, educacional e suas influências nas práticas educativas da escola.
MARCO (ATO) CONCEITUAL
Expressa a opção e os fundamentos teórico-metodológico da escola.
MARCO (ATO) OPERACIONAL
Apresenta as propostas e linhas de ação, enfrentamentos e organização da escola.
PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR
O QUE É? Conteúdos
COMO? Metodologia e avaliação
POR QUE? Fundamentos teóricos
PARA QUE? Objetivos
PARA QUEM? Educandos da escola pública
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
- Partindo da Proposta Pedagógica Curricular
- Organiza o ensino em sala de aula
PLANO DE AÇÃO DA ESCOLA
Considerando o plano como um documento discutido coletivamente, ele organiza e articula ações necessárias para a efetivação do PPP, também construído de forma coletiva.
ESTRUTURA DO PPP
PARTES
I – Marco Referencial
1 - Marco Situacional
•Financeiro/Administrativo
•Pedagógico
•Sociocultural
2 - Marco conceitual:
•Perfil/Finalidade da educação
3 - Marco Operacional:
•Como/Quem/Com quem/Quando
II – Diagnóstico
Pesquisa + Análise = Necessidades
III – Programação
•Ação concreta
•Linha de ação
•Atividade permanente
•Norma
SIGNIFICADO
Ideal:
•O que desejamos
Tomada de posição:
▪Explicitação das opções e valores assumidos
Posicionamento:
▪Político
▪Pedagógico
Busca das necessidades:
•A partir da análise da realidade e/ou da comparação com o ideal saber a que distância estamos do desejado
Proposta de ação:
•O que é necessário e possível para diminuir a distância em relação ao ideal desejado.
FUNÇÃO
❑Tensionar a realidade no sentido da sua superação/transformação
❑Fornecer parâmetros, critérios para o Diagnóstico
❑Conhecer a realidade
❑Julgar a realidade
❑Chegar às necessidades
❑Decidir a ação para diminuir a distância em relação ao ideal desejado.
CONSTRUINDO O PPP
PARTICIPAÇÃO
• DIREITO
• Pelo fato de fazer parte da comunidade escolar
• DEVER
• Sair de uma situação de comodismo assumindo sua condição de sujeito.
• As responsabilidades de cada um devem ser definidas com clareza.
MOBILIZAÇÃO
• Cooperação
• Desejo de mudança
• Compromisso
• Responsabilidade
• Congregar representantes dos diversos segmentos da escola e da comunidade
NEGOCIAÇÃO
• Dar lugar ao debate
• Respeitar as diferenças de concepções
• Ouvir as necessidades individuais
• Propiciar um ambiente que favoreça o espírito de equipe
ITENS QUE PODERÃO COMPOR O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO:
1. Caracterização sociopolítica da escola
2. Caracterização estrutural da escola
3. Caracterização funcional da escola
4. Caracterização da comunidade na qual a escola se encontra inserida
5. Caracterização da demanda
6. Caracterização das necessidades educacionais da demanda
7. Princípios
8. Objetivo geral
9. Objetivos específicos
10. Estratégias de ação:
• Políticas
• Administrativas
• Didático-pedagógicas
11. Metodologia de ensino
• Para construção de conhecimento
• Para formação de competências
12. Metas quantitativas e qualitativas
13. Avaliação
• Indicadores quantitativos
• Indicadores qualitativos
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