Gestão
• planejar, organizar, dirigir, controlar e avaliar um determinado projeto, processo ou organização;
• visa à racionalização de recursos materiais, recursos humanos e tem por meta o alcance de um determinado objetivo.
Gestão
Escolar
• forma de organizar o trabalho pedagógico,
que implica visibilidade de objetivos e
metas dentro da instituição escolar;
• implica gestão colegiada de recursos
materiais e humanos, planejamento de
suas atividades, distribuição de funções e
atribuições, na relação interpessoal de
trabalho, e partilha do poder;
• diz respeito a todos os aspectos da gestão
colegiada e participativa da escola e na
democratização da tomada de decisões.
UMA QUESTÃO
PARADIGMÁTICA
ADMINISTRAÇÃO
Vivência autoritária;
Ação individual;
Ausência de diálogo;
Ótica fragmentada;
Hierarquia rígida;
Valorização da posição hierárquica, rejeição ao questionamento da ordem institucional ou do poder instituído;
Desigualdade no exercício do poder;
Determina quem dá as ordens e quem as obedece;
Autoridade exercida sem crítica, resistência à avaliação.
GESTÃO
Vivência democrática;
Ação coletiva;
Liberdade de expressão, diálogo;
Ótica organizada pela visão de conjunto;
Evita-se a distância hierárquica;
Busca-se participação corresponsável, incentivo ao questionamento, à descoberta;
Estimula-se o comportamento de independência, solicitam-se opiniões;
Autoridade exercida possibilitando a crítica ao que está posto, avaliando e revendo posições.
Princípios relevantes para a Gestão Escolar - CF/88
Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos
Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios
obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade,
publicidade e eficiência (…)
Legalidade
Impessoalidade
Moralidade
Publicidade
Eficiência
Art. 206. O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:
I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber;
III - pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições
públicas e privadas de ensino;
IV - gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais;
V - valorização dos profissionais da educação escolar, garantidos, na forma da lei,
planos de carreira, com ingresso exclusivamente por concurso público de provas e
títulos, aos das redes públicas;
VI - gestão democrática do ensino público, na forma da lei;
VII - garantia de padrão de qualidade;
VIII - piso salarial profissional nacional para os profissionais da educação escolar
pública, nos termos de lei federal.
Princípios
regulamentados
pela Lei nº
9.394/96
Art. 3º O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:
I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o
pensamento, a arte e o saber;
III - pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas;
IV - respeito à liberdade e apreço à tolerância;
V - coexistência de instituições públicas e privadas de ensino;
VI - gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais;
VII - valorização do profissional da educação escolar;
VIII - gestão democrática do ensino público, na forma desta Lei e da
legislação dos sistemas de ensino;
IX - garantia de padrão de qualidade;
X - valorização da experiência extraescolar;
XI - vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas
sociais.
XII - consideração com a diversidade étnico-racial.
Outra prática de gestão muito importante que deve ser considerada
pela escola são os conselhos. Na LDB temos que:
Art. 14. Os sistemas de ensino definirão as normas da gestão
democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as
suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios:
I - participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto
pedagógico da escola;
II - participação das comunidades escolar e local em conselhos
escolares ou equivalentes.
Alguns princípios a serem considerados nas
estratégias, decisões e ações da escola:
• Estímulo à reflexão crítica e construtiva;
• Ética em todas as ações;
• Capacitação permanente da equipe;
• Melhoria e inovação nos processos;
• Compromisso com a qualidade;
• Atualização tecnológica;
• Satisfação do cliente; e
• Responsabilidade social.
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