quarta-feira, 25 de maio de 2022

Conhecimentos Pedagógicos - Planejamento Educacional

 



                  PLANEJAMENTO = AÇÃO  


         PLANO = DOCUMENTO



PLANOO plano delineia as decisões de caráter geral do sistema, as suas grandes linhas políticas, suas estratégias, suas diretrizes e precisa responsabilidades. 


PROGRAMA =  O programa é, basicamente um aprofundamento do plano: os objetivos setoriais do plano irão constituir os objetivos gerais do programa. É o documento que detalha por setor, a política, diretrizes, metas e medidas instrumentais.


PROJETO = O projeto é o documento que sistematiza e estabelece o traçado prévio da operação de uma unidade de ação. 


O Plano deve ser:

💭Guia de orientação;

💭Deve ser flexível, estar sujeito às modificações;

💭O plano deve ter uma ordem sequencial - progressiva - passos - lógica;

💭Deve primar pela objetividade;

💭Deve ter coerência entre as ideias e as práticas.






O planejamento é um processo de sistematização e organização das ações do professor. É um instrumento de racionalização do trabalho pedagógico que articula a atividade com os conteúdos do contexto social. 

(LIBÂNEO,1991)


O ato de planejar está presente em todos os momentos da vida humana.

A todo momento as pessoas são obrigadas a planejar, a tomar decisões que, em alguns momentos são definidas a partir de improvisações, em outros, são decididas a parir de ações previamente organizadas.


Planejar é uma ação intencional necessária e orientada para tornar realidade um objetivo futuro, de forma a possibilitar a tomada de decisões antecipadamente e dar suporte às atividades para o atingimento do objetivo proposto.


QUANDO PENSAMOS EM PLANEJAMENTO, 
O QUE É COMUM VIR À MENTE ?

💭ORGANIZAR   
       
💭TOMAR DECISÕES  
     
💭 PREVISÃO DAS ATIVIDADES






“A ação de planejar, portanto, não se reduz ao simples preenchimento de formulários para controle administrativo, é, antes, a atividade consciente da previsão das ações político – pedagógicas, e tendo como referência permanente às situações didáticas concretas (isto é, a problemática social, econômica, política e cultural) que envolve a escola, os professores, os alunos, os pais, a comunidade, que integram o processo de ensino." (LIBÂNEO, 1994, p.222)



LIBÂNEO:   

O planejamento tem as seguintes funções: explicitar princípios, diretrizes e procedimentos de trabalho docente que assegurem a articulação entre as tarefas da escola e as exigências do contexto social e do processo de participação democrática.


Processo = sistematização e organização das ações do professor.


Instrumentos de racionalização do trabalho pedagógico:


LUCKESI: Um processo que consiste em preparar um conjunto de decisões tendo em vista agir ,posteriormente, para atingir determinados objetivos.


VEIGA: A organização da ação pedagógica intencional, de forma responsável e comprometida com a formação dos alunos.


VASCONCELOS: Significa tomada de decisão e permanente processo de reflexão dos sujeitos da escola. 


HAYDT: É um processo mental que envolve análise, reflexão e previsão.


FREIRE:  Todo planejamento para qualquer sociedade, tem de responder às marcas e aos valores dessa sociedade. 


ESCOLA = CONTEÚDOS = CONTEXTO SOCIAL

“Todo planejamento educacional, para qualquer sociedade, tem de responder às marcas e aos valores dessa sociedade. Só assim, é que pode funcionar o processo educativo, ora como força estabilizadora, ora como fator de mudança. Às vezes, preservando determinadas formas de cultura. Outras, interferindo no processo histórico instrumental”. (FREIRE, 1986, p. 23)



FUNCIONAMENTO DO SISTEMA EDUCACIONAL

💭Reflexão (permanente)

💭Tomada de decisões

💭Equilíbrio

💭Meios e fins

💭Recursos e objetivos

(SOBRINHO, 1994)




ALUNOS








ESCOLA
                                                        


                                                           PROFESSORES




São integrantes da dinâmica das relações sociais:

Tudo o que acontece no meio escolar está atravessado por influências econômicas, políticas  e culturais que caracterizam a sociedade de classes.


Isso significa que os elementos do planejamento escolar - OBJETIVOS, CONTEÚDOS e MÉTODOS estão recheados de implicações sociais, tem um significado genuinamente político.

O planejamento é uma atividade de reflexão acerca das nossas opções e ações.










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conhecimentos Pedagógicos - Planejamento Educacional

  PLANEJAR ENVOLVE QUESTIONAMENTOS SOBRE:  MODO DE PENSAR              QUANDO?             ONDE?                                          ...